TOEFL e IELTS – Como são as provas de Proficiência

TOEFL e IELTS inglês explicação

O IELTS – Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa e o TOEFL – Teste de Inglês como Idioma Estrangeiro são duas avaliações extremamente importantes para quem quer acompanhar aulas em faculdades fora do Brasil, ou até mesmo para adquirir cultura extra no aprendizado do idioma, ou até mesmo para testar o inglês e melhorar o vocabulário em todos os momentos.

Este é o tema desta aula de hoje = vamos dar detalhes a respeito das duas provas que são procuradas até mesmo por candidatos a emprego, a fim de ter uma graduação melhor e maiores chances de promoção.

 

Conheça maiores detalhes do IELTS

Vamos falar um pouco mais a respeito do IELTS. Esta é uma prova que é reconhecida por universidades de todo o mundo, e o resultado que você obtiver nesta prova irá dizer se você tem condições ou não de acompanhar as aulas em uma universidade britânica. Esta prova foi criada pela Universidade de Cambridge e é administrada pelo British Council.

O IELTS não tem prazo de validade, mas as universidades exigem que você tenha realizado o exame no máximo há dois anos antes de tentar ingressar nas mesmas. Você pode fazer esta prova em várias cidades do país e ela é aplicada duas ou três vezes por mês.

 

Quais são as provas do IELTS?

 

Estrutura do teste:

 

Speaking: Um examinador irá entrevistá-lo até no máximo de 15 minutos. Um bate papo sobre assuntos atuais e relevantes, portanto, aprimore o seu vocabulário sempre que puder para na hora da prova ficar melhor preparado.

 

Listening: Esta é uma parte da prova que causa pânico na maioria dos alunos. São 30 minutos de áudio onde você irá responder 40 perguntas em quatro diferentes seções. O segredo é ter calma e paciência na hora do listening. Não fique apavorado que tudo dá certo.

 

Reading: Uma hora de prova para responder 40 questões. São temas variados com provas de múltipla escolha, ou até mesmo dar respostas curtas ou preencher espaços. Nesta seção você precisa ter um vasto conhecimento de vocabulário para se sair bem, pois, os temas podem ser surpreendentes.

 

Writing: Você terá duas redações para fazer em uma hora. Os temas são abordados em formato de tabelas ou gráficos, portanto, além do inglês afiado, será necessário uma boa condição de análise para ter um bom resultado.

 

Como podemos observar, o IELTS é uma prova longa e que exige muita paciência e determinação e muito estudo de sua parte. Um planejamento e adquirir livros que te preparem para o IELTS serão de grande valia para o seu aprendizado. Procure uma escola de inglês ou um professor particular para que possa ter uma preparação mais adequada. É um prova que possui também um custo elevado.

 

Conheça maiores detalhes do TOEFL

É o teste de inglês mais respeitado e aceito do mundo e é reconhecido por milhares de universidades nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e muitos outros países. Com certeza, o TOEFL é uma prova que a maioria dos alunos brasileiros tem preferência. Vamos ver agora a estrutura da prova que você irá enfrentar.

 

TOEFL – Estrutura da prova

 

Speaking: Durante vinte minutos você irá gravar sua voz no computador. O avaliador analisará sua pronúncia e fluência. Faça o seu planejamento cuidadoso com os professores e especialistas para ter um bom resultado nesta seção da prova.

 

Listening: Uma prova que dura de uma hora a uma hora e meia onde você escutará diálogos de até cinco minutos. O total de perguntas pode ser de até 51. Mais uma vez, mantenha a calma para não se perder nas perguntas.

 

Reading: Durante 60 até 100 minutos, você terá que ler de 3 a 5 textos de temas variados e responder até 70 perguntas. Uma seção que exige um vasto vocabulário e uma excelente capacidade interpretativa.

 

Writing: Você terá que escrever uma redação durante 50 minutos. O importante é fazer um preparatório antes de realizar o TOEFL. É um investimento alto no tocante a valores, pois, não é uma prova muito barata, então, se prepare com muitos meses de antecedência.

 

Onde fazer as provas do IELTS e TOEFL?

As provas são realizadas em várias cidades do país em diferentes datas. Procure nos sites especializados para fazer a sua inscrição na data de sua preferência. Se você ficou interessado, o principal conselho é: adquira livros e materiais especializados para que tenha um ótimo desempenho nos exames. Faça aulas com professores experientes e terá maiores chances de sucesso.

Você viu como são e como funcionam as provas de proficiência TOEFL e IELTS. Será um UP em seu currículo se passar em uma das provas ou nas duas. Faça um bom planejamento de estudo, pois, são duas provas complexas e que exigem determinação e foco. Estude todos os dias de preferência com alguém de sua confiança.

 

Aprenda agora sobre pontuação   

 

 

TOEFL e IELTS – Como são as provas de Proficiência
Rolar para o topo